Destaques Sabias que o REM (rapid eye movement) é fundamental para um sono descansado?

Sabias que o REM (rapid eye movement) é fundamental para um sono descansado?


SABIAS QUE O REM (RAPID EYE MOVEMENT)

É fundamental para um sono descansado?

O REM é fundamental para um sono descansado, porque o nosso sono passa por diferentes momentos, no entanto é só quando atingimos a fase do sono REM que nos sentimos verdadeiramente revitalizados e com energia ao acordar. O REM é essencial para um sono descansado.

Quem nunca acordou cheio de sono? Ou com a sensação que não dormiu? 

Todos nós. E não sabemos explicar porque tal aconteceu, pois até estivemos várias horas deitados, mas muito provavelmente grande parte do tempo a rebolar na cama, ou a despertar.

São muitos e vários os fatores que nos fazem acordar ou dormir mal, mas atingir o REM é fundamental para termos uma sensação de descanso. Porque é neste ciclo de sono, que conseguimos ter uma noite de descanso e recuperação geral do nosso organismo. 

E para isso, é muito importante atingirmos esta fase, porque não só conseguimos descansar, como ajuda a prevenir doenças do coração e problemas mentais e psicológicos, tão comuns como a ansiedade e a depressão.

Por outro lado, é neste estágio do sono, que conseguimos guardar as nossas memórias, arquivar as nossas experiências e informação que vamos recolhendo ao longo do nosso dia. No fundo, conseguimos fixar o que vamos apreendendo ao longo do dia.

É muito comum que pessoas com depressão não consigam ter uma boa noite de sono. Infelizmente, esta situação acaba por se revelar uma bola de neve. Ou seja, as depressões surgem muitas vezes porque não se consegue ter uma boa noite de sono, e consequentemente as depressões levam-nos a estados de espírito negativos, que culminam em más noites de sono.

Por isso, atingir o REM é fundamental para um sono descansado.

O REM é fundamental para um sono descansado.

O que é o REM?

REM, do inglês: Rapid Eye Movement – Movimento Rápido dos olhos, é a fase do sono caracterizada por movimentos oculares rápidos. É nesta fase que os sonhos parecem reais, que temos movimentos musculares involuntários e uma respiração e batimentos cardíacos mais intensos. Esta fase é muito importante, não só porque existe um aumento da oxigenação, como permite processar as nossas memórias e informação que recebemos durante o dia.

Como acontece?

O nosso sono é constituído por várias fases anteriores ao REM, que nos permitem entrar em modo de sono, mas consideradas fases de sono leve. Onde podemos também sonhar, mas de uma forma menos vívida e intensa.

Estas fases, bem como a do REM são cíclicas, devendo acontecer entre 4 a 5 vezes ao longo de todo o tempo que estamos a dormir. A duração de um sono revitalizante deverá ser de 7h a 9h nos adultos.

Esta duração varia conforme o tempo que demoramos a atingir o REM, que no primeiro ciclo dura menos tempo, e no último ciclo pode chegar a ter a duração de uma hora.

Como conseguir atingir o sono REM?

Para conseguirmos atingir o sono REM, precisamos de ter alguns cuidados na forma como nos comportamos quando nos vamos deitar. Temos de aceitar que precisamos de cuidar dessa parte essencial da nossa vida, e fazer a correta higiene do sono.

Estamos habituamos a queixar-nos que não conseguimos dormir. 

Quantos de nós se reveem nas seguintes expressões: “demoro muito tempo a adormecer”; “tenho um sono muito leve”; “durmo mal”.

Mas depois não fazemos nada para alterar essa situação, ou recorremos a auto medicação para indução do sono.

Para conseguirmos atingir o estágio do REM, e termos uma boa noite de sono, é essencial estabelecer uma rotina, como outra qualquer. Uma rotina que seja prazerosa, calma e que nos leve a um estado de espírito semelhante. Só assim, conseguiremos uma boa noite de sono.

Por outro lado, existem alguns condicionantes, que enganam o nosso corpo, e o fazem pensar que ainda é de dia, e como tal devemos evitá-los. Esses condicionantes são, por exemplo, as luzes dos dispositivos eletrónicos, bebidas com álcool, ou ingestão de bebidas ou comidas com muito açúcar perto da hora de deitar.

Mas a rotina não é tudo, são vários os factores que devemos ter em conta ao longo do dia, para conseguirmos ter um sono revitalizante. Apanhar sol, ter uma boa alimentação, praticar exercício físico, são algumas das coisas que influenciam o nosso sono.

Começa já a criar a tua rotina de sono, e desperta cheio de energia! E já sabes, atingir o REM é fundamental para um sono descansado!

Acede ao nosso artigo – Rotina de sono para manter o espirito de verão Rotina de Sono para manter o espírito de verão

Related Post

Ligar Agora
+
Liguem Agora!
Ir TOPO